A importância da qualidade nos produtos e serviços

Com o mundo cada vez mais globalizado as empresas crescentemente buscam a qualidade tanto como forma de sobressair perante a concorrência como também, em muitos casos, um pré-requisito para continuar de portas abertas.

Em muitos mercados existem normas de produção e atendimento para produtos e serviços e empresas podem ser duramente penalizadas pelos organismos regulatórios. As empresas podem em muitos casos até dar um jeito de burlar ou minimizar tais punições, mas no fim sempre serão penalizadas pelos clientes, que deixarão de comprar.

A capacidade de uma empresa ter um produto ou serviço de qualidade está diretamente ligada a qualidade dos seus processos operacionais. É fundamental que uma equipe de qualidade tenha diretrizes claras quanto às formas que irá trabalhar para alcançar os objetivos para determinado produto ou serviço. Se os processos forem bem executados, o produto final terá as características imaginadas em seu planejamento estratégico inicial.

Quando perguntamos as pessoas “o que é qualidade?” a resposta varia mas na maioria dos casos é sempre citado algo como “uma coisa boa, que funciona bem, que cumpre o que promete”. Isso é algo bem interessante.

Por mais que o nível de qualidade considerada como suficiente varie de uma pessoa para outra, existe um consenso que o produto ou serviço deve atender às expectativas dos clientes. Se o produto ou serviço é frustrante é porque provavelmente ele não está cumprindo o que prometeu. O primeiro ponto então que as empresas deve atentar é para somente prometer o que podem cumprir.

Paralelo a isso, os clientes esperam que o produto ou serviço funcione bem. Ou seja, ele deve ir além do básico que atende razoavelmente as necessidades para algo que atenda BEM ou MUITO BEM às necessidades das pessoas. O ideal é que a empresa surpreenda as expectativas pois dessa forma será certamente visto como de qualidade.

Para que uma empresa seja reconhecida como de qualidade é fundamental que todos os funcionários se sintam responsáveis e comprometidos com o resultado final e saibam ao longo do processo de produção exatamente o que é exigido como satisfatório para cada atividade. O conjunto de grandes ações, cuidadosamente orquestradas por líderes atentos, certamente produzirão grandes resultados e terão o reconhecimento de qualidade que buscam.

No comments yet.

Leave a Reply